por Alda Telles, em 09.11.10
Para quem não viu ontem o muito esperado regresso de Conan O'Brien à televisão, fica este sketch de abertura, que mereceu algumas críticas pela "fixação" no tema "televisão-por cabo-versus-canal-aberto". O sketch é mais um dos exorcismos de Conan sobre a sua saída intempestiva e super-mediatizada da NBC há um ano atrás. Depois de uma "travessia no deserto", gozada com muita piada neste filme, Conan acabou por firmar contrato com a TBS, o canal por cabo da Time Warner.
Com um formato em tudo semelhante ao seu antigo "Tonight Show", a principal diferença reside na passagem de um canal aberto ("broadcast") para um canal por cabo ("basic cable"). Esse foi um aspecto repetido à exaustão durante o primeiro episódio de "Conan", como se de um castigo se tratasse. Uma ideia difícil de perceber - porquê denegrir o meio em que passa o programa? - embora pareça ser certo que a transferência representou, para Conan, um downgrade do seu salário.
Quanto às audiências, o novo "Conan" passa no mesmo horário (11h da noite) com o "Daily Show" de Jon Stewart, e competem ambos pelo mesmo segmento de espectadores, os 18-49 anos.
Numas primeiras audimetrias, a primeira noite teve um bom resultado para O'Brien: bateu Jon Stewart e todos os Late Shows, incluindo os de Jay Leno e David Letterman.