Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Quanto vale um tweet?

por Alda Telles, em 12.11.10

 



Este vai ser um dos temas da moda nos próximos tempos, cheira-me. O Correio da Manhã publica hoje a notícia de uma adjudicação do INPI ao ISCTE e outra empresa para "estar" no Twitter, insinuando a irrelevância do contrato uma vez que a plataforma é gratuita e aberta a todos.


 


O INPI veio esclarecer que o que está a pagar não é a criação do perfil, mas sim a sua gestão, designadamente a produção de conteúdos.


Fazendo contas simples, o serviço custa ao INPI 1600 euros por mês, a dividir por duas entidades.Uma vez que foram produzidos num mês mais de 1200 tweets, dá cerca de 1,4 € por tweet.


É caro? É barato? Depende do tempo que demora a recolha, análise e selecção da informação, e a sua transformação em títulos interessantes, condensados em 140 caracteres. Depende também do custo da mão-de-obra envolvida no trabalho.


Do que vi do perfil, muito superficialmente, parece-me uma timeline cuidada e diversificada, orientada para os objectivos enunciados, e de quem sabe utilizar a ferramenta.


O outsourcing dos conteúdos versus produção interna é outra questão, discutível, e depende de vários factores. Mas uma coisa é certa: pelo valor anunciado, o INPI não conseguiria dar esta tarefa internamente a uma equipa de gente especializada. Calculo que tenha sido esse o racional da contratação.


Era bom que o mercado percebesse que é este o caminho da comunicação e que as redes sociais, como qualquer outro meio, têm de ser geridas por quem sabe e não por amadores e curiosos.

Autoria e outros dados (tags, etc)


1 comentário

Sem imagem de perfil

atelles a 12.11.2010

Continua-me a responder com perguntas, estou quase a desistir. Vou então deduzir que, na sua opinião, deveria ser feito com a "prata da casa". Parabéns, conseguiu encontrar e reter quadros especializados e qualificados dispostos a receber 400 e poucos euros por mês. (não esquecer as taxas sociais, irs e 13º e 14º mês).

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2012
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2011
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2010
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D