Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Quanto vale um tweet?

por Alda Telles, em 12.11.10

 



Este vai ser um dos temas da moda nos próximos tempos, cheira-me. O Correio da Manhã publica hoje a notícia de uma adjudicação do INPI ao ISCTE e outra empresa para "estar" no Twitter, insinuando a irrelevância do contrato uma vez que a plataforma é gratuita e aberta a todos.


 


O INPI veio esclarecer que o que está a pagar não é a criação do perfil, mas sim a sua gestão, designadamente a produção de conteúdos.


Fazendo contas simples, o serviço custa ao INPI 1600 euros por mês, a dividir por duas entidades.Uma vez que foram produzidos num mês mais de 1200 tweets, dá cerca de 1,4 € por tweet.


É caro? É barato? Depende do tempo que demora a recolha, análise e selecção da informação, e a sua transformação em títulos interessantes, condensados em 140 caracteres. Depende também do custo da mão-de-obra envolvida no trabalho.


Do que vi do perfil, muito superficialmente, parece-me uma timeline cuidada e diversificada, orientada para os objectivos enunciados, e de quem sabe utilizar a ferramenta.


O outsourcing dos conteúdos versus produção interna é outra questão, discutível, e depende de vários factores. Mas uma coisa é certa: pelo valor anunciado, o INPI não conseguiria dar esta tarefa internamente a uma equipa de gente especializada. Calculo que tenha sido esse o racional da contratação.


Era bom que o mercado percebesse que é este o caminho da comunicação e que as redes sociais, como qualquer outro meio, têm de ser geridas por quem sabe e não por amadores e curiosos.

Autoria e outros dados (tags, etc)


9 comentários

Sem imagem de perfil

atelles a 12.11.2010

Não sei se percebi bem a sua pergunta, se bem que retórica. O que quer dizer com isso dos "exemplos devem ser dados por todos, para todos?" Que a administração pública não deve comunicar, para "não gastar dinheiro" ou que deve fazer apenas com recursos internos, mesmo que sejam mais caros?

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2012
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2011
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2010
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D