Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Ensitel e o pesadelo das redes sociais

por Alda Telles, em 28.12.10

Aconteceu ontem, a uma marca portuguesa, o que vem descrito todos os dias em blogs e sites de especialistas: o pesadelo de cair na boca do mundo virtual pelas piores razões. Ou seja, viver a dimensão de uma crise nas redes sociais. Esta iniciada no Twitter, provavelmente a plataforma que, mais que qualquer outra, pode danificar uma reputação em poucos minutos.


 


Maria João Nogueira, blogger e responsável pelos serviços de comunidade Sapo, resolveu relançar no seu blog, e em simultâneo no twitter, uma contenda com a Ensitel que se arrasta desde Fevereiro de 2009. As reacções no Twitter foram de pronta e intensa solidariedade e rapidamente a Ensitel se tornou, durante a noite de ontem, a hashtag mais usada pelos portugueses no twitter.


 


Sendo a comunidade twitter portuguesa relativamente pequena, tem a virtualidade de congregar jornalistas, opinion leaders, bloggers influentes e deputados, para além de um conjunto de cidadãos com fortes ligações ao mundo das tecnologias e dos telemóveis - a área de negócio da Ensitel. O efeito negativo alastrou-se depois ao Facebook e a reputação da marca, numa rajada, foi seriamente abalada. Veremos a amplificação do seu impacto para fora dos "social media", vamos ver se chega à comunicação social, vamos ver como a marca reage. Uma coisa é certa: será o case-study do ano sobre crise nas redes sociais em Portugal.


 


Tweet de um deputado às 00:55 de 27.12.2010


 


 


Para além do diferendo típico fornecedor-consumidor (com a Ensitel procurando evitar a troca de equipamento) e independentemente do lado da razão (a minha opinião aqui é irrelevante), a Ensitel cometeu dois erros fatais:


 


- Ignorou o perfil do cliente descontente em concreto: uma blogger com influência e uma consumidora exigente e persistente


 


- Decidiu retaliar com o pior dos argumentos: exigiu que a cliente apagasse os posts que tinha escrito sobre o assunto, gerando uma onda geral de indignação numa comunidade unida, exactamente, pelos posts, isto é, por um sentimento muito próprio e pessoal de liberdade de expressão.


 


Das várias reacções, alguém escreveu "O que a Ensitel precisa é de uma empresa de relações públicas". Concordo, à partida, que parece ter havido em todo este processo um mau aconselhamento à marca. Provavelmente, este tipo de processos ainda passa exclusivamente, nalgumas organizações, pelos departamentos/conselheiros jurídicos. A partir do momento em que se entra na esfera do contencioso, o serviço a clientes, o marketing, a comunicação e as relações públicas saem de cena.


 


Tal não é mais, obviamente, possível. As marcas estão, para o bem e para o mal, na esfera pública, numa comunidade global que tão rapidamente se pode agregar em torno de factos positivos como negativos. Com a entrada da reclamação na página do Facebook, o diferendo MJ Nogueira-Ensitel voltou à esfera do serviço a clientes. De uma forma geral, regressou um caso em forma de batata escaldante às mãos das relações públicas. Que fica com o ónus de resolver um sério problema que nunca teria deixado acontecer.


 


 


Página do Facebook às 01.19 do dia 27.12.2010


 


Adenda 1: os feeds acima reproduzidos foram entretanto apagados, esta manhã, da página do Facebook da Ensitel. Para já, parece que ainda vinga o método do apagão.


 


Adenda 2: A página do facebook começou a aceitar os posts (na sua maioria insultuosos) a partir do final da manhã. Pelas 14:30, saem as primeiras notícias em sites da media capital (TVI24 e Portugal Diário)

Autoria e outros dados (tags, etc)


16 comentários

Sem imagem de perfil

Joao Correia a 28.12.2010

Isto não é um problema para agências de PR é um problema de mindset e qualidade de serviço.
Empresas com serviço mediocre não devem estar presentes nas redes sociais.
Sem imagem de perfil

João Cardoso a 28.12.2010

Concordo plenamente! Uma empresa que se coloque nas redes sociais não pode ter telhados de vidro. As redes sociais aproximam a relação entre a empresa e o cliente, mas porquê se incomodarem se a atitude comercial não presta?
Sem imagem de perfil

Pedro a 28.12.2010

Resume-se a uma palavra: desastre.

Duvido que sirva de lição à Ensitel, mas sempre alerta potenciais clientes para a definição desta empresa de "customer care".
Sem imagem de perfil

Fábio Lima a 28.12.2010

O grande problema aqui foi não saberem lidar com a nova realidade do social media...

E depois apagam os posts e as pessoas sentem uma necessidades ainda maior de reforçar o que disseram. A meu ver, resta-lhes deixar a poeira assentar...
Sem imagem de perfil

Carlos Gaspar a 28.12.2010

Sempre me pareceu , pelo atendimento que estava na presença de uma empresa que não tinha grande respeito pelo cliente. Se nunca nada lhes comprei, nada lhes irei comprar no futuro.
Sem imagem de perfil

eu a 28.12.2010

acho piada aos comentadores deste artigo. acham que, por usar termos ingleses, parecem mais inteligentes quando na realidade demonstram q é tão grande a sua ignorância que nem sequer as sabem traduzir
Sem imagem de perfil

Pedro Timóteo a 29.12.2010

acho piada aos comentadores deste artigo. acham que, por usar termos ingleses, parecem mais inteligentes quando na realidade demonstram q é tão grande a sua ignorância que nem sequer as sabem traduzir

Ah, anti-intelectualismo e xenofobia. Ficam sempre bem. :)
Sem imagem de perfil

Outro descontente a 29.12.2010

Curioso é que de repente a Ensitel é responsável por todos os males do mundo. E da Brisa, ninguém tem queixas? Estava com um carro emprestado e a portageira insistiu que era de classe 2, logo paguei o dobro de Lisboa ao Algarve. Isto foi em Abril de 2007 e sempre que os contacto sobre a reclamação, dizem-me que está em análise. Não é que a senhora não tenha razão, essas lojas até irritam a tentar impingir seguros, mas aqui parece mais um caso de pessoas que, como não podem deitar fogo à Assembleia da República, descarregaram nesta loja...
Sem imagem de perfil

Anónimo a 30.12.2010

Tens razão. A ensitel fez bem em processar a senhora.
Se calhar o que falhou foi a portageira não te processar a ti.
Envia esta mensagem ao teu cérebro: FUNCIONA
Sem imagem de perfil

AM a 30.12.2010

É uma vergonha como estas empresas são capazes de ainda tentarem manipular a comunicação, sem perceberem no ridículo em que caiem. Tive uma situação idêntica, mas que acabou por ser resolvida com alguma insistência, mas nada que se compare com este caso. Eis o link: http://dornojoelho.blogspot.com/2010/01/brunus-aguarda-pela-visita-da-asae.html

Comentar post


Pág. 1/2



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2012
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2011
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2010
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D