Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Arrancou ontem a campanha nacional para o Census 2011 com um filme de televisão que procura sensibilizar os 26 milhões de famílias em Inglaterra e País de Gales para a máxima participação.
Este censo é realizado por inquérito que é distribuído por correio (pode ser respondido em papel ou na internet). A mensagem é "Help tomorrow take shape", uma vez que o principal objectivo definido é a utilização dos resultados para planear o investimento em serviços públicos nos próximos dez anos.
A campanha inclui ainda imprensa, outdoors, eventos e relações públicas.
A primeira fase tem carácter educativo e procura incentivar ao preenchimento do inquérito. Os anúncios de TV e outdoors são completados com um autocarro, que andará em "roadshow" por Londres e outras onze cidades.
A segunda fase, a partir de 18 de Março, quando os questionários começam a chegar a casa das pessoas, inclui três anúncios de "call to action", nos principais canais de TV. A terceira fase, a partir de 7 de Abril, é o último apelo à participação, apoiando os entrevistadores que telefonam para os lares que ainda não responderam.
Uma campanha de "Total Public Engagement" - o público-alvo aqui é toda a gente - que qualquer agência de comunicação gostaria de coordenar.
Ficha técnica:
Bray Leino - agência líder (relações públicas)
Elmwood - Brand design
Four Communications - comunicação
MediaCom - agência de meios
Linstock - relações públicas e public affairs
Nota: Por cá, o Censo 2011 acontece praticamente no mesmo período, entre Março e Abril. Desconheço que campanha estará planeada, mas uma diferença é para já notória: enquanto o Census identifica um objectivo concreto - planear investimento público -, o Censo nacional convida os portugueses a "ficarem na fotografia".
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.