Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]


O branding da austeridade

por Alda Telles, em 26.03.11


 


O Pacto para a Competitividade que a Alemanha tenta impor na União Europeia está com problemas de branding. Uma maior integração europeia significa, na prática, um Pacto para a Austeridade dos países mais frágeis e menor margem de manobra para os países com regimes laborais e fiscais muito próprios.


Por isso o nome já evoluiu de "Pacto para a Competitividade" para "Pacto para o Euro" e agora está em cima da mesa "Pacto do Euro Plus". Cada nome com os seus prós e contras, não parece que o consenso esteja próximo.


 


Em tempos de crise, a gestão das percepções é crucial e as designações das medidas assumem um papel político exacerbado. Há dias, depois do chumbo do PEC IV do governo, brincava-se no twitter a tentar adivinhar que nome seria dado ao PEC V. Surgiram espontaneamente o POTEC - Programa O Outro Tem Culpa e o PEACS - Plano de Emergência A Culpa é do Sócrates. Este último com a vantagem de soar bem em inglês.

Autoria e outros dados (tags, etc)


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2012
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2011
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2010
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D