Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Lamento, mas a TSF não é a Ensitel

por Alda Telles, em 28.04.11

Compreendo a tentação e a oportunidade de comparar o "Caso do Fórum TSF" de hoje ao famoso "Caso Ensitel". Anima as hostes e tem uma palavra-chave-mágica.


 


Mas é um exercício fácil apenas na aparência. É difícil separar a análise de gestão de crise da análise político-mediática.


 


Conheço bem os fóruns TSF, seguidos maioritariamente por dever profissional. Quem conhece, sabe que são, salvo raras excepções, duas penosas horas em que convulsamos entre o desabafo pessoal, o ódio irracional e, mais raramente, o registo apologético - qualquer que seja o tema.


 


Posto isto, o que é que a "enxurrada" de panegíricos a José Sócrates e ao PS (que não ouvi, mas li relatos) tem a ver com o caso Ensitel? Nada.


 


Recordando:


- A Ensitel processa uma blogger e obriga-a a retirar posts do seu blog


- Depois de milhares de comentários negativos na sua página do facebook, aos quais não dá resposta, a Ensitel decide apagar todos os posts.


- Uma semana mais tarde, vem pedir desculpa e retira a acção contra a blogger.


O caso Ensitel tornou-se portanto um case study exactamente pela má gestão da crise nas redes sociais.


 


No caso deste Fórum TSF, a polémica foi gerada pela dúvida levantada - pelo outro lado da "barricada" - quanto à isenção da estação de rádio e eventual "filtragem" de opinião. E essa polémica foi debatida, essencialmente, porque naturalmente, nas redes sociais, nomeadamente no Facebook.


 


Quanto a tudo o resto, qualquer comparação é mero oportunismo. Aparentemente, os comentários estão a ser postados livremente na página do facebook da TSF e o director da estação, Paulo Baldaia, comunicou na mesma página o seu esclarecimento, logo que a polémica "rebentou".


 


O "Caso do Fórum TSF" devia ser um case study, mas não de gestão de crise nas redes sociais.

Autoria e outros dados (tags, etc)


16 comentários

Sem imagem de perfil

De mordomo a 29.04.2011 às 00:57

INFORMAÇÃO AOS MILITANTES

Participe no Fórum TSF com José Sócrates – AMANHÃ – 28/Abril

Caro(a) Camarada

Para seu conhecimento e participação, informamos que amanhã – 28/Abril, quinta-feira, no Fórum TSF, José Sócrates responde aos portugueses.

Inscreva-se pelo: 808 202 173…

…a partir das 9 horas.

PARTICIPE E DIVULGUE.
http://osexoeacidade.com/2011/04/ps-coimbra-47/
Sem imagem de perfil

De João Pulido a 29.04.2011 às 04:14

A TSF tem culpa! Nao dominou os mecanismos necessários para nao ser enganada por um grupo organizado. Independentemente de estarmos a falar de traficantes de dinheiro do povo ou escuteiros.
Os ouvintes, ao escolherem uma marca, imaginam gente inteligente a garantir um determinado padrão. O preço que vao pagar vai ser maior do que imaginam!
Alguns clientes de publicidade, ODIARAM a incompetência! Comparo com o caso ensitel apenas neste sentido. A TSF vai ser prejudicada comercialmente por ter um Facebook para a ajudar comercialmente :)
Sem imagem de perfil

De vitor soares a 29.04.2011 às 08:40

Cara Alda Telles,

Acabei por não perceber qual o tipo de abordagem que preconizava para um case study do Fórum TSF. Há alguns anos fiz um estudo académico sobre o programa, no âmbito do doutoramento em Comunicação Social na Universidade Complutense de Madrid. O link para o resumo do trabalho é este:
http://infoinclusoes.no.sapo.pt/resumo.pdf

Caso tenha interesse em conhecer o estudo completo, contacte-me e eu enviar-lho-ei com todo o gosto.

Cumprimentos,
Vítor Soares
Sem imagem de perfil

De Guardiola a 29.04.2011 às 10:37



Quanto à questão dos telefonemas para a TSF veja-se este post (http://correiopreto.blogspot.com/2011/04/alooo-posso-elogiar.html)

Toda a gente sabe que os telefonemas para as rádios e televisões são a maioria das vezes efectuados pelas maquinas partidarias. Desta vez a máquina partidaria do Ps foi mais eficaz no programa e a do Psd atacou através das redes sociais.
O que é novo? O que nem sequer é novo mas antes preocupante é o clima de verdadeiro terrorismo verbal instituido nos meios laranja e exponenciado pelos media , em especial as televisões noticiosas que alimentam este show com constantes peças onde a voz off é um instrumento de descredibilização dos politicos nomeadamente de Socrates. Observe-se que (como todos sabem mas têm vergonha de dizer) os canais televisvos têm notoriamente uma linha editorial de direita conotada com o PSD. A unica forma deste clima degenerescente se inverter seria a existência de um media de centro esquerda que fizesse o contraponto mediático à informação totalmente manipulada pelo media bias laranja. Como em qualquer outro país europeu.
A sobrevivência do Psd como projecto politico deve mais a Balsemão e aos telking heads dos media do que a qualquer consistencia politica ou programática.

Sem imagem de perfil

De luis fidalgo a 29.04.2011 às 18:16

Comparar o caso Ensitel com a entrevista do candidatp Socrates á TSF é porque não ouviu o Forum ou então é como os adeptos de futebol a ver um jogo na televisão .Vemos verde , vermelho ou azul .

O que ouvi no forum foi efectivamente uma serie de pessoas afectas ao Sr Socrates mas como isso é normal em Portugal , que se lixe .O que não me parece normal é a moderadora alinhar nisso até porque deve ter havido questões mais pertinentes postas nas redes sociais , mas tambem não ouvi nada de especial .O que se pretende com estes foruns ? Passagem de modelos ou esclarecimentos aos portugueses ?

Por qualquer motivo a tsf teve necessidade de se vir de certo modo desculpar . Já agora que estamos todos muito ligados ás novas tecnologias , com o Sr Primeiro Ministro a falar sempre delas , não acham muito estranho que o PS , Socrates e qualquer outro elemento do PS não tem paginas abertas no Facebook? Porque será E no twitter ?
Sem imagem de perfil

De Zé Carlos a 01.05.2011 às 02:20

De facto, já há um tempos a esta parte parece-me que a TSF se tem vindo a tornar um verdadeiro pasquim, da minha parte, desde a passada quinta-feira, depois de um relato completamente histérico, nada profissional, nada informativo, nada de nada... a TSF deixou de fazer parte das minhas opções, já foi eliminada da memória do rádio e não voltará a ser sintonizada. Parece-me que o Sr. Paulo Baldaia anda muito esquecido do significado de palavras como: independência , isenção, informação...
Sem imagem de perfil

De O SÁTIRO a 01.05.2011 às 04:44

Este comentário é um chorrilho de mentiras de mais um lacaio de sócrates.
Vc devia ser juntamente com os admiradores e votantes de Sócrates, os ÚNICOS a pagar as dívidas astronómicas em que guterres e sócrates enterraram o país.
Quanto a balsemão, repare-se:
A. Costa TODAS AS SEMANAS na quadratura do círculo.
R.Costa director do Expresso...e director qqer coisa na SIC..
acrescente-se os "jornalistas" que se sabe serem socialistas e/ou familiares de socialistas...
aquilo é um saco de lacaios da "máfia socialista com experiência na maçonaria", como acertou H.Neto.
A TSF é o maior canal mafioso do País, juntamente com DN e JN.
pertence á máfia do futebol (Olivedesportos), e à máfia socialista, via J. Oliveira.
Mas um dia as Máfias serão derrotadas...e esperemos que a Justiça funcione
Sem imagem de perfil

De a.marques a 01.05.2011 às 10:41

Organizados e obedecidos. Disse bem: "o outro lado da barricada".
Sem imagem de perfil

De Alexandra Omã a 01.05.2011 às 10:43

NÃO OUVI O FORUM, MAS TENHO A TSF, EM MUITA CONSIDERAÇÃO, POIS CONSIDERO, SER DOS POUCOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO IMPARCIAL E INDEPENDENTE, AO CONTRÁRIO DOS CANAIS TELEVISIVOS (tv,24 E sic noticias, etc..) ONDE, NÃO RARAS VEZES OS ATAQUES A SÓCRATES, SÃO SIMULTANEOS E CONSTANTES.) SÓ NESTE PAÍS, OS MÉDIA, DESCARADAMENTE CONOTADOS E AO SERVIÇO DA DIREITA, SE DIZEM INDEPENDENTES. É CONFRANGEDOR, VER O PAPEL DE VÁRIOS COMENTADORES ASSIDUOS DA NOSSA PRAÇA, (CANTIGA ESTEVES JOÃO DUQUE, MARIA JOÃO AVILLEZ, TIAGO CAEIRO) E TANTOS OUTROS.FAÇO UM APELO AOS MÉDIA. ENTREM NO 1º MUNDO E E ASSUMAM AS SUAS LIGAÇÕES POLÍTICAS, PORQUE AS SONDAGENS JÁ DEMONSTRARAM QUE O POVO NÃO SE DEIXA ENGANAR.
Sem imagem de perfil

De a.marques a 01.05.2011 às 12:39

Não lhe ocorre nenhum situacionista? Já mediu os tempos de antena concedidos ao fantasma Sócrates? Não há relógio que possa medir a rédea solta do tormento! Siga a monda, calem ou moldem o resto. Charrua, Manuela, Medina e tantos outros. Uns que a história regista e outros que ingrata esqueceu.

Comentar post


Pág. 1/2



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2012
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2011
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2010
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D