Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


A marca Ronaldo

por Alda Telles, em 17.06.12


 


Muito se tem dito - em geral mal - de Ronaldo neste europeu de futebol. Mal da atitude do jogador, dos seus falhanços, da performance claramente inferior à que demonstra no Real Madrid, mal do penteado, mal da pronúncia ... e por aí fora.


 


Também, pelo mesmo diapasão, se ataca o seleccionador nacional. Que trata Ronaldo como uma prima-dona, que não tem a coragem de o tirar de campo e dar lugar a outros, demonstrando fraqueza e falta de liderança.


 


Para além de Ronaldo ser um dos melhores jogadores do mundo, ele é, neste momento, a principal marca portuguesa, e a única marca portuguesa verdadeiramente global. Ronaldo é um elemento fundamental do nosso country branding mix e surge sempre no top of mind quando dizemos que somos de Potugal a qualquer estrangeiro.


 


Atacar Ronaldo é desprezar a nossa maior marca e não perceber que o mundo inteiro quer ver Ronaldo jogar. O jogo inteiro.


 


Recordo a este propósito um episódio com Pelé: quando um árbitro o quis explusar do campo, Pelé respondeu-lhe: "Você está louco? As pessoas vêm aqui para ver jogar o Pelé, não para o ver arbitrar!".


 


Como é evidente.


 

Autoria e outros dados (tags, etc)


3 comentários

Sem imagem de perfil

Francisco Roxo a 17.06.2012

O problema é que a marca também se desmarca.Tal como o que está na moda é o que se desmoda.E estes temas são tabu ignorante para esta malta dos futebóis.
Eu começaria por lhes explicar o que é o ciclo de vida do produto e o que é o marketing das pessoas, em especial das vedetas.
No meio de um campeonato esta conversa toda à volta do Ronaldo, mesmo com a baixa performance goleira, é reveladora do que são as tribos do futebol (não apenas tuga) merecia uma resposta simples e enigmática do Rapaz: "deixem-me trabalhar que a Irina precisa de ganhar a vida".Ou então:"a médio prazo a Russia e Portugal vão ter de se entender para gerir a Madeira.Deixem-me em paz com as minhas bolas".
Mais do que isto seria demasiado rebuscado para a marca Portugal. :))
Sem imagem de perfil

atelles a 17.06.2012

Claro que entretanto tudo se alterou, e o homem já é o melhor do mundo.
Sem imagem de perfil

apostas a 26.06.2012

Pois, é a tal rapidez com que se continua a passar de besta a bestial... e se for preciso, novamente a besta, caso o jogo contra a Espanha não corra bem.

Esperemos que continue a ser bestial durante muito tempo! :D

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2012
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2011
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2010
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D